Governador de Illinois é a favor do fim de visto para brasileiros nos Estados Unidos

25/09/2012 - 23h33

Da Agência Brasil

Brasília - Em sua primeira visita ao Brasil, o governador norte-americano do estado norte-americano de Illinois, Pat Quinn, defendeu hoje (25), em Brasília, o fim da exigência de visto para turistas brasileiros que visitam os Estados Unidos (EUA).

Quinn ressaltou a importância da inserção do Brasil no programa americano Visa Waiver, permitindo que cidadãos ingressem nos EUA para viagens de turismo e negócios com duração até 90 dias sem a necessidade de obter o visto previamente.

"Não há razão para restringir o número de brasileiros nos Estados Unidos. O Visa Waiver vai garantir que mais brasileiros visitem o país. É um processo demorado, mas vai acontecer. Estou lutando para mudar essa regra de que é preciso passaporte carimbado para entrar nos EUA. ", disse em entrevista à Agência Brasil.

Após reunião com representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o governador de Illinois ainda ressaltou importância da relação de cooperação entre os dois países, e espera que mais brasileiros visitem o seu estados.

"Percebi que o povo brasileiro é muito caloroso, receptivo, além de ser de um país que há muito tempo coopera com os Estados Unidos. Mas, o número de brasileiros que visitam Illinois ainda é muito pequeno. Quero dobrar esse número com a ajuda do governo brasileiro", declarou.

De acordo com dados do governo de Illinois, dos 1,5 milhão de brasileiros que entraram nos Estados Unidos em 2011, apenas 4% visitaram o estado. Para aumentar esse percentual, Quinn pretende firmar acordos entre universidades e empresários com o governo brasileiro.

"Em Illinois, temos ótimas universidades na área de tecnologia, onde os brasileiros podem se adaptar rapidamente. É preciso que aumente o número de bolsas de estudos e de trabalho no estado. Queremos que os brasileiros se sintam em casa".

 

Edição: Aécio Amado