Iniciativa do Senac aproxima estudantes das grandes empresas dos setores de hotelaria e turismo

22/09/2012 - 17h15

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Promover o encontro de estudantes de hotelaria e de turismo com as grandes empresas do setor é o principal objetivo da 1ª Feira de Oportunidades Turismo e Hotelaria, que o Serviço Nacional do Comércio (Senac) promove na quarta-feira (26), no Rio de Janeiro. O evento antecede o Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 deste mês.

Andrea Tacoshi, gerente de Turismo e Hotelaria do Senac-RJ, destacou que o evento estará aberto também a moradores de comunidades pacificadas que queiram trabalhar nessas áreas e buscam oportunidades no mercado, além do público em geral. “Qualquer pessoa pode ir à feira”, declarou em entrevista à Agência Brasil.

Dezesseis grandes empresas estarão com seus representantes no evento. Outras dez companhias também estarão oferecendo vagas, embora não participem presencialmente no encontro. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) é uma das entidades apoiadoras da feira. A meta nessa primeira feira é reunir pelo menos 600 estudantes. “Mas a gente espera mais, porque abriu a feira para todas as escolas de hotelaria e turismo do Rio”, disse a gerente do Senac-RJ.

Para os não estudantes, o Senac oferece cursos de capacitação em diversas áreas, incluindo o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, e o Programa Senac Gratuidade (PSG), para qualificação profissional gratuita. “Na verdade, nós estamos aproximando as vagas que o mercado tem das pessoas”. Os estudantes serão cadastrados nos bancos de dados das empresas parceiras do projeto.

A feira aproveita também a perspectiva de expansão do turismo no Rio de Janeiro, a partir dos megaeventos programados para o país nos próximos anos, entre os quais a Copa das Confederações e o Encontro Mundial da Juventude, em 2013; a Copa do Mundo de 2014; e os Jogos Olímpicos, em 2016, comentou a gerente do Senac-RJ.

Dados do Ministério do Turismo revelam que o estado do Rio recebe, em média, 8 milhões de turistas por ano, dos quais 1,8 milhão são estrangeiros. Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, o setor turístico responde por cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado que, em 2009, atingiu cerca de R$ 353 bilhões, de acordo com a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj).

Segundo a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur), a receita gerada com o turismo no município, no verão do ano passado, quando o estado recebeu 2,6 milhões de visitantes, totalizou US$ 1,8 bilhão.

Edição: Aécio Amado