Relatório de avaliação do Orçamento confirma redução para 2% na estimativa de crescimento do PIB

20/09/2012 - 18h12

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O relatório de avaliação do Orçamento relativo ao quarto bimestre, publicado hoje (20) pelo Ministério do Planejamento, confirma a redução da projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2% este ano. A redução tinha sido anunciada no último dia 13 pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Antes, o governo trabalhava com uma taxa de 3% para 2012. Agora, com o novo percentual, é a primeira vez que a estimativa do governo fica abaixo da projeção do Banco Central, que prevê uma alta de 2,5% no PIB deste ano. O índice pode ainda ser revisto para baixo no final deste mês, quando a entidade monetária divulga o relatório de inflação do terceiro trimestre deste ano.

Mesmo com a redução da estimativa oficial, a taxa segue acima da previsão de especialistas do mercado financeiro, que trabalham com crescimento de 1,57%. O novo percentual do governo é bastante inferior ao crescimento projetado pelo governo no início do ano, que estimava índice acima de 4% para o período. No ano passado, o crescimento do PIB ficou em 2,7%.

Edição: Lana Cristina