De olho nos Jogos Olímpicos de 2016, cidade do Rio terá oito candidatos a prefeito

20/09/2012 - 14h35


Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Agendados para 2016, os próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro, deverão concentrar grande parte dos esforços do próximo prefeito carioca. A preparação para o principal evento esportivo mundial envolverá grandes obras de infraestrutura e a construção e reforma de instalações esportivas.

A cidade também será destaque na Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo, de 2014, recebendo os jogos finais das duas competições da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

A disputa eleitoral municipal deste ano, na capital fluminense, terá oito candidatos a prefeito. Além de Eduardo Paes (PMDB), que busca a reeleição, concorrem à prefeitura Antonil Carlos PCO (PCO), Aspásia (PV), Cyro Garcia (PSTU), Fernando Siqueira (PPL), Marcelo Freixo (PSOL), Otávio Leite (PSDB) e Rodrigo Maia (DEM).

Com 4,7 milhões de eleitores, as 51 cadeiras na Câmara Municipal será disputada por 1.581 candidatos.

Segunda cidade mais populosa do país, com 6,32 milhões de habitantes, o Rio de Janeiro enfrenta problemas comuns a grandes metrópoles latino-americanas, como o trânsito caótico e moradias inadequadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada cinco habitantes do Rio de Janeiro vive em favelas.

Ex-capital do país, condição que perdeu para Brasília em 1960, a cidade do Rio de Janeiro tem a segunda maior economia do país, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 175 bilhões.

Edição: Aécio Amado