Presidente do Ipea defende “federalismo social” para integrar políticas de desenvolvimento

18/09/2012 - 16h53

Guilherme Jeronymo
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, defendeu a entrada do país em um novo “federalismo social”, durante a abertura da 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional (CEDR) Lysia Bernardes, fase fluminense das rodadas preparatórias da 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR).

Esta “nova fase”, segundo o economista, corresponde à aproximação entre estados e governo federal para atuarem de forma mais integrada, reduzindo a influência de questões partidárias. Para Neri, essas condições são necessárias para a constituição de políticas perenes de desenvolvimento regional.

O evento foi aberto ontem (17) e tem atividades previstas até amanhã (19). Este ano, a CEDR foi realizada conjuntamente à fase local da Conferência do Desenvolvimento (Code) do Ipea, como tem ocorrido no restante do país, conforme previsto no acordo firmado em abril com o Ministério da Integração Nacional.

A aproximação das políticas federativas também foi defendida como prioritária pelo secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sergio Duarte de Castro, que apontou a necessidade de trazer a questão regional para o centro de debates públicos. Segundo ele, a omissão é “responsável por uma das grandes dívidas históricas brasileiras, a disparidade no desenvolvimento regional”.

O Rio de Janeiro sedia a sétima etapa estadual da CNDR. As demais ocorrem até o começo de outubro, chegando aos 26 estados e ao Distrito Federal, em eventos conjuntos com a Code. Em novembro se darão as etapas macrorregionais e, na primeira quinzena de dezembro, ocorrerá a conferência nacional, que tem como principal objetivo a criação de uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

A conferência no Rio de Janeiro homenageia a geógrafa Lysia Bernardes, morta na década de 1990, que pesquisou sobre desenvolvimento regional e planejamento urbano, entre outros temas.

Edição: Davi Oliveira