Vendas de etanol crescem em agosto, mas não retomam índice do ano passado

11/09/2012 - 18h26

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As vendas no mercado interno de etanol hidratado, utilizado pelos carros flex, efetuadas pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do país, totalizaram 1,03 bilhão de litros em agosto. O montante é 12,6% superior ao apurado no mês anterior, mas ainda 13,67% abaixo do valor verificado em agosto de 2011.

“Parte dos consumidores ainda não percebeu que o etanol já é mais competitivo que a gasolina em várias regiões do país”, disse o presidente interino da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.

A entidade destaca que dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que, no estado de São Paulo, o preço do etanol nos postos atingiu 66% do valor da gasolina na última semana de agosto. Comportamento semelhante foi observado no Paraná, em Goiás e Mato Grosso, onde a paridade entre os preços ao consumidor do etanol hidratado e da gasolina foi 63% no período.

A quantidade de cana-de-açúcar processada totalizou 46,50 milhões de toneladas na segunda metade de agosto, contra 40,72 milhões de toneladas na mesma quinzena de 2011.

No acumulado do ano, até 31 de agosto, a moagem atingiu 307,60 milhões de toneladas, 9,4% inferior à do mesmo período da safra do ano passado. A produção de etanol hidratado na segunda semana de agosto atingiu 1,06 bilhões de litros, uma alta de 5,82% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, no entanto, a produção de etanol hidratado totalizou 7,3 bilhões de litros, 14,6% inferior à produção da safra do ano anterior, até o mês de agosto.


Edição: Lana Cristina