Chilenos promovem manifestações para lembrar 39 anos do golpe militar

11/09/2012 - 8h25

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No Chile, manifestantes ocupam desde ontem (10) as principais cidades do país para lembrar a data que marca os 39 anos do golpe militar. O Chile viveu 17 anos anos sob a ditadura do governo Augusto Pinochet (1973-1990). Ontem, um grupo de mais de 50 pessoas, inclusive  crianças, atacou uma delegacia e impediu o trânsito em Santiago, a capital chilena.

Durante a madrugada, a polícia prendeu três pessoas. Anteontem (9), em Santiago, um protesto acabou com oito presos e vários incidentes pela cidade. Todos os anos a data em que ocorreu o golpe militar – 11 de setembro de 1973 - é celebrada no país. No Chile, há o Museu da Memória em homenagem aos mortos e desaparecidos do período militar.

Hoje (11), ao longo do dia, vários grupos depositarão flores na porta do Palácio de La Moneda. Parentes e amigos das vítimas, além de simpatizantes do Partido Socialista, visitarão o monumento ao ex-presidente Salvador Allende - símbolo de resistência aos militares nos anos de 1970 e que estava no poder quando houve o golpe.

Pelos dados das organizações não governamentais (ONGs), a ditadura de Pinochet deixou mais de 3 mil mortos e 37 mil vítimas que sofreram prisão e torturas. Os tribunais chilenos ainda têm 350 ações à espera de julgamento sobre casos de desaparecimentos, tortura, confinamento ilegal e conspirações do período da ditadura, envolvendo cerca de 700 agentes civis e militares.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Chile, TVN.

Edição: Graça Adjuto