MDS escolherá cooperativa responsável pela coleta seletiva no prédio do ministério

10/09/2012 - 21h41

Da Agência Brasil

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai definir, em audiência pública no dia 28 de setembro, a cooperativa que será responsável pela coleta seletiva no prédio do ministério. A seleção foi determinada pela Presidência da República em 2006, por meio do Decreto nº 5.940, que criou a Coleta Seletiva Solidária.

Com o decreto, os órgãos do governo são obrigados a selecionar cooperativas e associações para realizar a coleta do lixo. A cada dois anos, eles devem selecionar a organização que fará esse serviço, sendo que quatro cooperativas podem ser escolhidas. Nesse caso, há revezamento: cada uma faz o trabalho por seis meses. É possível, ainda, que o acordo entre as associações e os ministérios seja renovado para além dos seis meses iniciais.

O MDS pretende que, na reunião do dia 28, as próprias cooperativas decidam qual fará a coleta seletiva. Caso não haja entendimento entre as participantes, será feito um sorteio.

Atualmente, a coleta no MDS é feita pela Cooperativa de Reciclagem, Trabalho e Produção (Cortrap). A cooperativa, que surgiu há 11 anos no Distrito Federal, já fazia esse serviço, mas na área externa do ministério. Além do MDS, a Cortrap atende aos ministérios do Trabalho, dos Transportes e da Defesa, além da Presidência da República.

“Como a gente já coletava no Plano Piloto, ficamos com esses ministérios. As outras cooperativas que foram chegando entraram no sorteio”, disse Janilson Andrade, coordenador da Cortrap. A cooperativa trabalha no MDS desde que a Coleta Seletiva Solidária começou e tem expectativa de que o acordo seja renovado outra vez.

As cooperativas e associações que tiverem interesse em atender o MDS têm até dia 21 para levar os documentos necessários ao ministério. A lista de instituições aprovadas será divulgada no dia 27, véspera da audiência, no site do MDS . Os critérios para seleção, assim como a relação de documentos que devem ser entregues pelas organizações estão disponíveis no portal do ministério ou pelo link: http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2012/setembro/projeto-de-selecao-de-cooperativa-mds.pdf

Edição: Fábio Massalli