Festival Mundial da Paz leva 600 atrações ao Ibirapuera em São Paulo

07/09/2012 - 19h12

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Para o Festival Mundial da Paz, que ocorre no Parque Ibirapuera, na capital paulista, foram montadas 25 tendas trazendo mais de 600 atividades, como oficinas, música, dança e palestras. O evento, que começou ontem (6) e vai até domingo (9), tem como proposta disseminar a cultura da paz na sociedade.

Nelma da Silva Sá, coordenadora-geral do festival, conta que o objetivo da programação é trazer atrações que ajudem as pessoas a descobrir uma forma de compensar o stress do dia a dia. “Quando se descobre que atividades simples podem trazer equilíbrio, busca-se isso mais vezes durante as semanas malucas que se tem”, disse.

Nelma destacou que o festival aborda a paz em ações práticas do cotidiano. “A paz começa em mim. Não adianta sair por aí falando que o outro precisa ter paz”, completou.

Além de São Paulo, mais 18 estados brasileiros e países como França, Portugal, Argentina, México, Equador e Inglaterra recebem o festival. Esta é a terceira edição do evento, que já teve como sede Florianópolis em 2006, com 15 mil pessoas, e Goiânia, 12 mil participantes, em 2009. Este ano, a organização do festival, que é promovido pela Universidade Internacional da Paz (Unipaz), espera receber 200 mil pessoas até domingo.

Segundo Eduardo Shiguematsu, presidente do Conselho da Unipaz de Campinas, uma bandeira com milhares de pedaços de tecidos com mensagens de paz produzidas por quem passa pelo festival será costurada até domingo. “Ela simboliza a união da paz que cada um de nós contém”, contou Shiguematsu.

Edição: José Romildo