UFRJ apresenta trabalho que ajuda na solução dos problemas brasileiros

03/09/2012 - 13h32

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Instituto de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) criou representações gráficas para facilitar a compreensão de problemas brasileiros.

A expectativa dos professores é permitir melhor entendimento desses problemas. Autoridades públicas e a sociedade civil podem encontrar as boas soluções para áreas como educação, saúde e segurança pública.

O esquema é simples e relaciona os problemas e suas causas, consequências e outros fatores relacionados. Assim, segundo o professor da UFRJ Marcos Estellita, espera-se simplificar o processo de transmissão do conhecimento.

[A forma de apresentação] têm a capacidade de simplificar, de traduzir de uma forma simples [os problemas]. Por exemplo, tem um trabalho sobre educação básica, que mostra os diversos fatores que afetam o resultado do aluno, como fatores familiares, fatores da escola, da direção da escola, da formação dos professores e o ambiente em que ele vive. Ou seja, são grupos de fatores que aparecem juntos”, explica.

Os esquema são desenvolvidos pelos pesquisadores da Coppe, com base em informações de estudos científicos e entrevistas com especialistas nas áreas. Entre os trabalhos concluídos está um que mostra os desafios referentes ao ensino fundamental. Outro revela os fatores que levam à desistência de alunos da UFRJ em frequentar a universidade.

Segundo Estellita, os mapas produzidos pela Coppe ficarão disponíveis em uma plataforma digital, que será montada no site www.psigma.org.br.

 

Edição: Beto Coura