Mantega comenta mau desempenho da indústria no PIB do segundo trimestre

31/08/2012 - 17h57

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Ao comentar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, divulgado hoje (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, chamou a atenção para o mau desempenho da produção industrial, que recuou em 2,5%. De acordo com o ministro, o principal fator a prejudicar a indústria foram as exportações, que ficaram atrás das importações.

Mantega destacou que o governo tem tomado medidas para melhorar o desempenho da economia, mas que ainda não tiveram impacto porque a crise econômica internacional está retardando esses efeitos. “A redução da taxa de juros foi bastante forte, mas ainda não fez efeito porque demora de seis a nove meses para ter resultados. A indústria vai melhorar porque o câmbio já há alguns meses está em patamar mais favorável para a produção nacional”.

Mantega disse acreditar na recuperação da indústria por meio dos estímulos de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que, de acordo com ele, estão surtindo efeito. “No caso da indústria automobilística, ainda não foi anunciado, mas houve vendas recordes para o mês de agosto, em torno de 400 mil unidades. Os estímulos passam a fazer efeito e vão nos levar para uma trajetória melhor no segundo semestre”.

O ministro reforçou que o governo está criando condições para que a economia brasileira cresça, apesar da crise econômica internacional. Ele lembrou que a geração de empregos continua elevada e que, embora haja demissões, as admissões continuam em elevação. “Temos que garantir que o mercado interno seja utilizado pelas empresas brasileiras.  Estamos criando condições para elas produzirem a preços menores”.

Mantega evitou dar previsões do PIB para o ano e ressaltou que o governo faz revisões bimensais e prefere olhar para frente. “Tivemos uma desaceleração maior do que o esperado neste início de ano e agora vamos atrás da recuperação. O que posso garantir é que a economia já está em aceleração gradual. Não é nada espetacular, mas a aceleração gradual já está ocorrendo neste momento da economia”.

Ao analisar o crescimento de 0,4% no segundo trimestre, Mantega disse que quer se assegurar de que, no segundo semestre, o país volte ao patamar de crescimento de 4%.

Edição: Davi Oliveira