Com crescimento tímido da economia no segundo trimestre, Fiesp revê projeção de crescimento do PIB para 1,4%

31/08/2012 - 18h07

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) decidiu rever sua projeção de crescimento do país para este ano, de 1,8% para 1,4%. E, segundo o presidente da entidade, Paulo Skaf, a indústria de transformação fechará o ano com recuo de 2,6% .

A revisão foi feita depois da divulgação do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice que registra a soma dos bens e serviços produzidos no país cresceu 0,4% no segundo trimestre na comparação com os três primeiros meses do ano.

“O crescimento do PIB para este ano será apenas 1,4%. Já a indústria de transformação cairá 2,6%. Isso só mostra o quanto o setor está atingido e que não temos mais tempo para reverter esse cenário”, disse Skaf, que também projetou queda de 2,2% no emprego industrial para 2012.

Segundo Skaf, o resultado do PIB “está alinhado" com as expectativas da indústria paulista. Por meio de nota, ele disse que a Fiesp já projetava um crescimento de 0,4% do PIB no segundo trimestre deste ano em comparação ao trimestre anterior. Para ele, o percentual comprova que 2012 é um ano “de fraco desempenho da economia e de retração para a indústria”.

De acordo com o IBGE, a maior expansão econômica foi observada na agropecuária (4,9%). O setor de serviços cresceu 0,7%, e a indústria teve queda de 2,5%.

Edição: Lana Cristina