Merkel ouve do governo chinês que há confiança em investir na Europa, mesmo com crise

30/08/2012 - 13h51

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, mostrou hoje (30) que não teme os efeitos da crise econômica internacional na zona do euro. Na reunião com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, Jiabao disse que os chineses manterão os investimentos na Europa. Segundo ele, a China vai investir em títulos da União Europeia porque percebe que os riscos estão sob controle.

Porém, durante a reunião com Merkel, Jiabao reiterou que sua preocupação é que os europeus garantam o controle sobre os riscos relativos aos títulos do governo. Para Jiabao, as medidas adotads pelos europeus atendem às expectativas dos chineses. "Temos confiança na economia da União Europeia, na zona euro e no euro", disse ele.

Jiabao e Merkel assinaram uma série de acordos bilaterais, um deles para a venda de 50 aviões da Airbus. A chanceler alemã também se reuniu com o presidente da China, Wu Jintao. A crise econômica internacional levou vários governos europeus, como os da Grécia, Espanha, Itália e de Portugal  a anunciar a adoção de medidas de austeridade.

As medidas de austeridade são uma forma de os governos não perderem o apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu, entre outras instituições.  

*Com informações da agência pública de notícias da China.

Edição: Graça Adjuto