Ligações para celulares de São Paulo sem o nono dígito não são mais completadas

28/08/2012 - 17h24

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Desde o início do dia, as ligações de longa distância feitas para números de celulares da cidade de São Paulo e outros municípios com código de área 11 que não incluem o nono dígito estão sendo interceptadas e recebem uma mensagem informando a forma correta de discagem.

A medida é mais uma etapa da transição iniciada no dia 29 de julho, quando todos os números de telefones celulares da área 11 receberam o dígito 9 à frente do número antigo, mas chamadas para a numeração anterior ainda eram aceitas pelo sistema telefônico.

A última etapa da transição se encerra em 17 de outubro, quando todas as chamadas realizadas dentro da área 11 marcadas com oito dígitos serão interceptadas, mas não serão completadas. Até lá, a interceptação dessas ligações ocorrerá de forma gradual. Nesse período, as operadoras poderão ou não completar a chamada após a mensagem de interceptação.

O nono dígito deve ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que ligarem para telefones celulares da área 11, independentemente da sua área de origem, inclusive de outros estados.

A área 11 abrange 64 municípios de São Paulo, inclusive a capital. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida vai aumentar a capacidade de numeração da região de 44 milhões para 90 milhões de números.

Edição: Davi Oliveira