Grécia vai se esforçar para garantir cumprimento de prazos sobre ajustes no Orçamento

28/08/2012 - 14h29

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O porta-voz da Presidência da República da Grécia, Simos Kedikoglou, disse hoje (28) que o esforço das autoridades gregas é para convencer seus parceiros da zona do euro de que não será necessário um novo empréstimo, se prolongado o prazo para garantir os ajustes no Orçamento. Para o primeiro-ministro da Espanha, Mario Rajoy, a saída dos gregos da zona do euro representa “um fracasso para toda a Grécia”.

Já estamos discutindo [com os parceiros da zona euro] a ampliação do período necessário para reduzir nosso déficit público para menos de 3% do PIB [Produto Interno Bruto] e os nossos planos demonstram que não teremos necessidade de um financiamento suplementar dos Estados-Membros”, disse Kedikoglou.

Até o fim desta semana, o primeiro-ministro Antonis Samaras, conclui uma série de viagens pela Europa, passando pela Alemanha e França. “Mais tempo não significa automaticamente mais dinheiro”, disse Samaras.

Antes dessas manifestações, as autoridades da Grécia defendiam a ampliação do prazo para até 2016, período para a adoção de todos os ajustes nas contas públicas, como exigem os credores internacionais (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional). A data, por enquanto, para implementar as medidas é o final de 2014.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante