Fiscais federais agropecuários fazem atos no Rio contra decisão da Justiça que determinou volta ao trabalho

23/08/2012 - 23h51

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) deram um abraço simbólico na tarde de hoje (23) na estátua do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado. A ação – a segunda do dia - foi um protesto contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou a volta ao trabalho. Os fiscais ficaram em greve durante cinco dias, de 6 a 10 de agosto. Pela manhã, na Cinelândia, no centro da cidade, os fiscais distribuíram mais de 3 mil litros de leite à população.

O delegado do Sindicato Nacional dos Fiscais Agropecuários do Rio e Janeiro, Ricardo Nascimento, disse que os fiscais federais agropecuários querem transformar algumas gratificações em subsídio, o que permite a incorporação na aposentadoria. Essas vantagens que o funcionário perde quando se aposentam representam quase 40% do salário.

Nascimento disse que a categoria tem mais de 300 fiscais agropecuários no estado do Rio de Janeiro, que são responsáveis por toda a entrada e saída de produtos de origem animal e vegetal no país. “Mesmo durante a greve, nós não paramos a fiscalização nos portos e aeroportos e não realizamos operação-padrão para não prejudicar a entrada e saída dos produtos de origem animal e vegetal, devido à importância que tem o agronegócio para o país”, declarou.

 

Edição: Aécio Amado