Proposta no Senado dos EUA que restringe negócios de empresas estrangeiras na área de defesa preocupa comissão da Câmara

22/08/2012 - 21h33

Iolando Lourenço e Ivan Richard
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou hoje (22) o envio de uma carta ao Senado dos Estados Unidos sobre proposta em análise naquela Casa Legislativa que estabelece cláusulas restritivas às empresas estrangeiras da área de defesa.

De acordo com a presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), a carta demostra a preocupação do Congresso brasileiro com as novas restrições e pede que os Estados Unidos reavaliem a emenda. A medida já foi aprovada no Parlamento da Flórida e no órgão equivalente à Câmara dos Deputados nos EUA.

“O Brasil precisa estar atento a essa proposta, uma vez que uma restrição desse tipo pode representar prejuízos significativos a várias empresas brasileiras que têm negócios com o governo americano”, disse a deputada.

A proposta norte-americana propõe alterações no orçamento da Secretaria de Defesa dos Estados Unidos para proibir os órgãos de defesa do país de manter relações econômicas com empresas estrangeiras que também se relacionem comercialmente com nações sob embargo americano, como Cuba e o Irã. Segundo Perpétua Almeida, como o Brasil mantém relações com esses países acabaria sendo atingido pela medida.

 

Edição: Aécio Amado