Professores da Unilab e da Universidade Federal do Ceará encerram greve

22/08/2012 - 20h17

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – Os professores das Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiram hoje (22), em assembleia, encerrar a greve da categoria, iniciada em 12 de junho. A reitoria da instituição informou, em nota, que “serão tomadas todas as medidas para a retomada do semestre letivo”. Os docentes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab), que tem sede em Redenção, no Ceará, também decidiram voltar ao trabalho.

Após reunião hoje com a presidenta Dilma Roussef, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que as universidades “estão retornando à normalidade” e que o Ministério da Educação (MEC) irá exigir rigor na reposição das aulas.

Além da UFC, já decidiram pelo fim da greve os docentes das Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC) e do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Paraná (IFPR), além do campus de Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os professores da Universidade de Brasília (UnB) também tinham decidido na última sexta-feira (17) terminar o movimento grevista. Mas o comando local de greve considerou a assembleia ilegítima e uma nova votação para definir se as aulas voltam ou não à normalidade será feita ainda nesta semana.

 

Edição: Aécio Amado//Matéria e título alterados às 19h25 para inclusão de nova informação: os docentes da Unilab, sediada em Redenção, no Ceará, também decidiram encerrar a paralisação