ONU e Liga Árabe nomeiam Brahimi como novo emissário especial à Síria em substituição a Annan

17/08/2012 - 20h24

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Liga Árabe nomearam hoje (17) o argelino Lakhdar Brahimi, de 78 anos, como o novo emissário especial das duas organizações para a Síria. Brahimi substitui Kofi Annan no cargo, que no começo deste mês renunciou à função devido aos fracassos nas negociações em busca da paz na região, uma vez que os conflitos duram 17 meses. Ex-chanceler da Argélia, Brahimi é considerado um negociador hábil e experiente.

Além de ex-ministro das Relações Exteriores da Argélia, Brahimi atuou como mediador na missão de assistência da ONU no Afeganistão (cuja sigla em inglês é Unama) e na Liga Árabe. Uma das dificuldades será encontrar um consenso no próprio Conselho de Segurança da ONU, pois China e Rússia resistem a quaisquer medidas que levem a sanções e punições à Síria.

Em comunicado, o presidente da Assembleia Geral da ONU, Nassir Abdulaziz Al Nasser, disse que Brahimi tem um longo desafio pela frente. "O Senhor Brahimi assume a difícil tarefa devido à experiência e credibilidade", diz o texto.

O negociador deve manter os esforços em buscar o fim do impasse na Síria dialogando com o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, e também com a oposição. A ideia é manter o plano de paz, apresentado por Annan, que tem seis pontos e baseia-se no cessar-fogo imediato, na abertura política, no acesso de agências de ajuda humanitária e na presença da imprensa internacional.

Desde março de 2011, a Síria vive sob clima de guerra. A estimativa é que mais de 20 mil pessoas morreram neste período, segundo organizações não governamentais. A escalada da violência aumenta principalmente em Damasco, a capital, e em Alepo, considerada a referência econômica do país.

Ontem (16) o Conselho de Segurança da ONU decidiu retirar do país a missão de observadores internacionais. Os observadores deixarão Damasco no domingo (19). O objetivo é criar um escritório permanente das Nações Unidas na Síria. A divulgação do nome de Brahimi foi feita hoje, em Nova York, nos Estados Unidos, pela ONU.
 

Edição: Rivadavia Severo