Temperaturas elevadas causam focos de incêndio nos Estados Unidos

16/08/2012 - 11h02

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As temperaturas elevadas deflagraram focos de incêndio em várias regiões dos Estados Unidos. Neste verão foram registrados 43 mil focos no país, que destruíram 2,6 milhões de hectares, segundo o Centro Nacional Interinstitucional sobre Incêndios. Só no ano passado, o mais quente registado na história norte-americana, foram queimados 810 mil hectares.

No país, os locais mais afetados são os estados de Washington, Oregon e Idaho, nos quais foram registrados apenas ontem (15) 70 focos de incêndio. Em decorrência das ameaças, muitos moradores se viram obrigados a deixar suas casas.

Porém, pelos dados oficiais, 13 estados no Oeste dos Estados Unidos foram afetados nos últimos dias por incêndios agravados pelas elevadas temperaturas. Só no estado de Washington cerca de 400 pessoas foram forçadas a sair de casa devido ao fogo.

Apenas no estado de Washington o fogo destruiu 8.900 hectares e 60 casas, nas últimas 72 horas. Em Idaho, um incêndio que durou duas semanas destruiu 260 quilômetros quadrados. As autoridades advertiram que a situação pode se agravar.

Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto