TCDF concede prazo para que órgãos do Distrito Federal se defendam de denúncias de favorecer grupo de Cachoeira

16/08/2012 - 19h51

Ivan Richard e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) deu prazo de 15 dias para que o DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal), a Companhia Imobiliária de Brasília e a Secretaria de Transparência e Controle do Distrito Federal apresentem defesa nas acusações de favorecimento à organização criminosa chefiada pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Atendendo recomendação do Ministério Público de Contas do Distrito Federal, o TCDF passou a investigar a denúncia de participação de servidores do governo do Distrito Federal (GDF) no esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal (PF) nas operação Monte Carlo e Saint Michel.

As operações investigaram a organização chefiada por Cachoeira, que explorava jogos de azar na região do Entorno do DF e no estado de Goiás. Segundo as investigações da PF e do Ministério Público Federal em Goiás, a quadrilha também promoveu tráfico de influência, corrupção passiva e crimes contra a Lei de Licitações no âmbito Distrito Federal, em especial no DFTrans.

A determinação do TCDF para que os órgãos do GDF apresentem justificativas foi aprovada no dia 24 de julho e publicada na última segunda-feira (13) no Diário Oficial do DF.

De acordo com o Ministério Público de Contas, a organização criminosa tinha o objetivo de conseguir a contratação ilícita da empresa Delta Engenharia para prestar o serviço de sistema de bilhetagem automática (SBA), no DF. A operação custaria, segundo o Ministério Público de Contas, em torno de R$ 60 milhões por mês.

Ainda conforme a representação do Ministério Público de Contas, a organização criminosa também tentou obter privilégios no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF e na Companhia Imobiliária de Brasília. A documentação apresentada pelo órgão ao TCDF também denuncia a oferta de propina e identifica servidores que tinham relações com a organização.

 

Edição: Aécio Amado