Grevistas do Incra e do MDA cercam e ocupam prédio do Ministério do Planejamento

14/08/2012 - 19h08

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que negociam com o governo o fim da greve da categoria ocuparam a sala de reuniões da secretaria de Relações do Trabalho (SRT) no Ministério do Planejamento e cercaram o prédio.

Os servidores ficaram reunidos durante quase duas horas com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça. Durante alguns minutos, os manifestantes impediram a saída de Mendonça da sala, o que gerou confusão e tensão no sétimo andar do ministério. Os seguranças tentaram invadir a sala, mas foram impedidos pelos grevistas. Os grevistas permaneceram na sala de reuniões e cercaram o prédio do ministério.

De acordo com o diretor da Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra, Reginaldo Marques Aguiar, cerca de 200 grevistas estão reunidos no térreo do ministério impedindo a entrada e a saída de qualquer pessoa. Policiais militares estão no local para impedir possível tumulto.

Aguiar ressaltou ainda que os servidores federais estão “cansados” da falta de iniciativa do governo. “A reunião foi péssima, é quinta reunião que fazemos este ano e não nos foi apresentado nada. O governo não reconhece o papel dos órgãos e as atividades que realizam”.

O secretário de Relações do Trabalho tentou minimizar o ocorrido. “Em nenhum momento ninguém teve medo lá dentro”. Mendonça destacou que o governo precisa fazer uma análise global do Orçamento antes de apresentar qualquer proposta. “Estamos analisando esta situação no contexto conjunto de negociações. Na hora que tivermos proposta para o Incra e MDA temos que saber a resposta que daremos a todos, isso é feito em uma proposta global”.

Uma nova reunião com os representantes do Incra e do MDA foi agendada para a próxima quinta-feira (16). O governo tem até o dia 31 de agosto para apresentar a previsão de Orçamento de 2013 ao Congresso Nacional.

A categoria reivindica aumento salarial, contratação de 4 mil servidores novo concurso público e convocação de 400 aprovados em seleção ocorrida em 2010. Os grevistas cercaram o prédio do Ministério do Planejamento.

Devido a ocupação da sala da SRT, as reuniões que o governo teria com representantes da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) e do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) foram suspensas.

 

Edição: Rivadavia Severo