Greve dos servidores da CGU cancela fiscalização orçamentária de 36 municípios

13/08/2012 - 18h01

Da Agência Brasil

Brasília - A inspeção orçamentária de 36 municípios brasileiros, de um total de 60 sorteados na ultima etapa do programa de fiscalização, teve que ser cancelada por causa da greve dos servidores da Controladoria-Geral da União (CGU). A decisão está publicada na edição de hoje (13) do Diário Oficial da União.

O programa de fiscalização, a partir de sorteios públicos, analisa a aplicação dos recursos federais destinados à execução de programas nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social. Além de apurar denúncias e representações enviadas a CGU. A cada sorteio, que ocorre duas ou três vezes por ano, 60 municípios têm os orçamentos revisados.

Os municípios que tiveram a fiscalização cancelada, voltarão ao banco de dados da CGU para concorrerem a um novo sorteio, ainda sem data prevista.

Desde 2003, foram fiscalizados 1.941 municípios, somando R$ 17,8 bilhões em repasses federais.
Segundo o órgão, os problemas mais recorrentes são as fraudes em processos de licitação, falta de medicamentos, condições inadequadas de armazenagem de alimentos destinados a merenda escolar, superfaturamento de preços e pagamento por serviços não realizados.
 

Edição: Aécio Amado