Curso vai capacitar policiais e moradores de comunidade pacificada do Rio sobre direitos humanos

13/08/2012 - 22h58

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e moradores do Morro do Borel, na Tijuca, zona norte da capital fluminense, se reuniram hoje (13) no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Antoine Magarinos Torres Filho, para aulas sobre cidadania dentro do Plano de Formação em Direitos Humanos. O curso começou em abril e vai até o fim deste ano.

“O encontro de hoje é para que as duas partes tragam as suas demandas com relação ao melhor relacionamento entre si. Houve uma aproximação muito grande, porque eles perceberam que são todos seres humanos. O policial não é uma máquina e o morador não é um bandido. É muito importante manter uma política amistosa de pacificação”, disse o superintendente de Territórios da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Daniel Misse.

De acordo com ele, o plano foi desenvolvido em duas etapas. Em um primeiro momento, houve uma grande aula que reuniu policiais e moradores. Depois, eles foram separados para a segunda etapa do plano. “As duas partes tiveram aceso à informação em relação aos direitos humanos e puderam refletir sobre a sua inserção no território e como podem construir, juntos, uma comunidade mais justa e integrada”.

 

Edição: Aécio Amado