Brasileiros observam britânicos pensando na organização das Olimpíadas no Rio

08/08/2012 - 11h37

Danilo Macedo*
Enviado Especial da EBC

Londres (Reino Unido) – Um grupo de cem profissionais brasileiros, vinculados ao governo federal, acompanha de perto os detalhes da organização dos Jogos Olímpicos de Londres. Os brasileiros analisam os sistemas de segurança, transportes e apoio aos turistas, entre outros aspectos. A ideia é aprender com os britânicos para adquirir experiência para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

O ministro adjunto das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Browne, disse à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que, em novembro, especialistas britânicos irão ao Brasil para a troca de experiências. “Temos trabalhado muito de perto com o governo brasileiro em termos de segurança, problemas de transportes, apoio aos turistas e aos profissionais”, disse, lembrando que a parceria é essencial para que os Jogos Olímpicos sejam bem-sucedidos.

Durante os Jogos Olímpicos de Londres, a troca de informações entre brasileiros e britânicos teve parte prática. Alguns gestores brasileiros acompanham colegas britânicos durante todo o dia, observando como são solucionados os problemas que surgem ao longo do evento.

O superintendente de Cultura, Comunicação e Eventos da Autoridade Pública Olímpica do Brasil, Cid Blanco, disse que a observação tem permitido aos brasileiros conhecer os bastidores dos Jogos. “Eles [os britânicos] abrem as portas dos seus escritórios, das suas instalações, dos seus aeroportos para que a gente possa entender como a operação está acontecendo. A ideia é a gente entender o que está por trás, os bastidores dos Jogos Olímpicos, como funciona a operação [toda].”

Para o presidente da Autoridade Pública Olímpica do Brasil, Márcio Fortes, a troca de experiência ajudará o Brasil a cumprir todas as exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI). “[Há um alerta que] os Jogos não devem interferir na vida da população, mas ao mesmo tempo deve melhorar a qualidade de vida na cidade e fazer isso tudo funcionar depende muito do governo.”

De acordo com o ministro britânico, a complexidade para a organizar uma Olimpíada está no fato de envolver atletas de todas as partes do mundo, como também especialistas de várias áreas e a necessidade de se montar uma estrutura para recepcionar os estrangeiros. Demonstrando satisfação com os resultados dos trabalhos, Browne ressaltou que os Jogos entram na fase final das competições.

A quatro dias do fim dos Jogos Olímpicos, a capital britânica e as autoridades do Reino Unido comemoram a superação das ameaças à segurança e os problemas com transporte público.

*Colaborou Renata Giraldi//Edição: Carolina Pimentel//Texto alterado às 10h54 para acréscimo de informação