Presidente da Síria aparece em imagens divulgadas pela emissora estatal de televisão

07/08/2012 - 15h16

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Desaparecido há mais de duas semanas de eventos públicos, o presidente da Síria, Bashar Al Assad, teve imagens de uma reunião com o chefe do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Saeed Jalili, divulgadas hoje (7) pela emissora estatal de televisão do país. Eles discutiram sobre o sequestro de um grupo de 48 peregrinos, ocorrido há dois dias, em Damasco, capital síria, e o agravamento da onda de violência no país.

As autoridades iranianas apelaram para os governos da Turquia e do Catar na tentativa de resgatar os peregrinos. O governo do Irã anunciou que pretende organizar uma conferência para negociar uma saída para o conflito sírio.

Nas imagens divulgadas pela emissora estatal, Jalili disse que Assad está determinado a acabar com o que chamou de rebelião contra seu governo. Há 17 meses, a Síria está sob um clima de guerra porque a oposição insiste na renúncia de Assad. Mais de 20 mil pessoas morreram no país, segundo organizações não governamentais.

"O povo sírio e o seu governo estão determinados a limpar o país dos terroristas e a combatê-los sem descanso", disse o chefe do conselho iraniano. Assad não aparecia em imagens públicas desde o dia 22. Jalili acrescentou ainda que o Irã permanecerá ao lado da Síria. Os iranianos resistem a qualquer tipo de sanção à Síria.

"A solução para a crise na Síria deve vir do próprio país, por intermédio do diálogo nacional, e, não, por intervenção das forças externas", disse Jalili.

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Lana Cristina