Público pode tocar nas obras da mostra Hercules Barsotti – Além do Olhar

28/07/2012 - 15h00

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A mostra do artista paulistano Hercules Barsotti (1914 – 2010) em cartaz na capital paulista traz um diferencial para o público que não pode enxergar. Cada uma das 30 obras expostas vem acompanhada de uma reprodução tridimensional, que permite aos deficientes visuais tatearem um material transparente, translúcido e emoldurado em acrílico, representando o conteúdo das obras. Aparelhos com a áudiodescrição também ajudam esse público na compreensão das obras enquanto passeiam pela galeria.

A exposição, que foi aberta ao público no último sábado (21) e fica em cartaz até dia 23 de setembro, traz serigrafias no estilo neoconcreto. Sob o nome de Hercules Barsotti – Além do Olhar, a mostra pode ser apreciada também por pessoas sem deficiência. “Elas, inclusive, interessaram-se por sentir as obras por meio das réplicas em vez de apenas olhar. A gente fez isso [a réplica] para o público não vidente, mas o resultado foi tão interessante que as pessoas que enxergam também querem tocar a obra e senti-la”, diz a curadora Cláudia Lopes.

Segundo a curadora, a seleção das obras foi baseada na pesquisa da forma e da cor que consagrou Barsotti na arte brasileira. Ela descreve as pinturas como serigrafias de figuras geométricas, que tratam, sobretudo, do deslocamento do quadrado. “Isso é mostrado nas 30 serigrafias, tem 18 em preto e branco e 12 coloridas”, disse.

Esse estilo do artista instigou nos organizadores do evento a ideia de desenvolver as réplicas para os deficientes visuais. “Estudando a obra, nós percebemos que teria a possibilidade de inclusão”. De acordo com Cláudia, somente 5% das pessoas que visitam as exposições têm deficiência visual.

Cláudia conta que as versões destinadas a quem não pode enxergar servem como homenagem ao artista. Nascido na cidade de São Paulo, Barsotti morreu, em 2010, aos 96 anos tendo sofrido perda de visão no final de sua vida. Por isso, a curadora acredita que a exposição em São Paulo tem um significado especial. “Quando a gente envelhece, perde alguns dos sentidos, mas nem por isso deixa de sentir”.

A exposição Hercules Barsotti – Além do Olhar pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h às 21h, na Caixa Cultural em São Paulo, que fica na Praça da Sé, 111. Os visitantes com deficiência visual contam com monitores treinados para conduzi-los pela galeria. A recomendação etária é livre e a entrada é gratuita.

Edição: Fábio Massalli