Jovem brasileira cai em abismo e morre no Peru

24/07/2012 - 11h52

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília - Uma brasileira, de 24 anos, morreu há dois dias no Peru depois de cair em um abismo de 200 metros de profundidade, no Vale del Colca, na Cordilheira dos Andes, no Sul do país. O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, confirmou a morte. A Embaixada do Brasil em Lima, capital peruana, informou que trabalha na emissão dos documentos para o traslado do corpo.

A família da jovem foi contatada no domingo e recebe orientações da Embaixada do Brasil em Lima e do cônsul honorário do Brasil em Arequipa (cidade mais próxima de onde ocorreu o acidente), Miguel Rivas. Não há data para a chegada do corpo da brasileira ao Brasil.

O acidente ocorreu na região de Sangay conhecida como El Oásis, área usada para trilhas. A estudante foi resgatada por homens da Polícia Nacional e trabalhadores do município, na madrugada de ontem (23). O corpo da jovem foi levado para o município de Chivay e será transportado ao Brasil assim que houver autorização.

O Vale do Colca está próximo à cidade de Arequipa, no Peru, onde há o encontro entre o Rio Colca e o Canhão do Colca – no qual há a espécie do condor sul-americano. O caminho detém uma das mais belas paisagens naturais da região com animais raros, como condores, as lhamas, alpacas, os guanacos, entre outros.

Para chegar ao vale onde a estudante morreu é preciso subir cerca de 4 mil metros e depois descer aproximadamente 3,4 mil metros. Na região de Chivay é possível observar dois vulcões chamados Ampato e Coropuna.

O nome da estudante é preservado pelo Itamaraty. A estudante estava com um visto de turista. A imprensa peruana informou que a estudante estava montada em uma mula quando caiu no abismo.
 

Edição: Talita Cavalcante