X-Tudo Cultural promove shows gratuitos no Rio para estimular acesso à cultura e troca de experiências

21/07/2012 - 15h51

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A programação de shows gratuitos que começa neste sábado (21) no Rio de Janeiro pretende estimular a diversidade e a troca de experiências artísticas, como explicou o chefe da Divisão de Cultura do Sesi, Antenor de Oliveira. Além de música, a terceira edição do X-Tudo Cultural também está divulgando produções de teatro, dança e artes plásticas.

“O Sesi Cultural, por meio do conceito da democratização da cultura, visa levar a cultura e a arte para o público, de forma gratuita. O X-Tudo é uma mostra gratuita da gente oferecer o acesso à cultura para a população.”

Jovens que participaram de diversas oficinas foram selecionados para o evento e o resultado será apresentado durante o Festival de Bandas, programado para amanhã (22). Cinco artistas da nova geração da música popular brasileira também estarão se apresentando: Alice Caymmi, neta  do compositor Dorival Caymmi; o grupo de música autoral La Vereda; a banda Choque do Magriça; Rodrigo Cascardo; e Maria Thalita de Paula. Fechando os shows, no dia 24, estará o cantor Daniel Chaudon, com músicas de saraus.

Antenor de Oliveira explicou que o diferencial da mostra e do programa Sesi Cultural é formar plateia e possibilitar acesso à cultura, com programação de qualidade. “E o mais importante é movimentar a cadeia produtiva da cultura.  A gente hoje investe no artista e acredita que, por meio da cultura, pode transformar a sociedade”. A ideia é transformar e criar um diálogo com o público, acrescentou.

Os ingressos para todas as apresentações do X-Tudo Cultural podem ser retirados gratuitamente uma hora antes dos espetáculos, na bilheteria do Teatro Sesi Centro, localizado na Avenida Graça Aranha, no centro da cidade.

“O bacana do projeto X-Tudo Cultural  é que existe uma diversidade  das vertentes da cultura. Você consome cultura durante dez dias. O X-Tudo é isso. É tudo junto e misturado.”

A mostra foi iniciada no último dia 17 com a exposição de artes plásticas A Cor da Paz, que reuniu obras de oito grafiteiros cariocas das comunidades da Rocinha, da Ladeira dos Tabajaras, do Morro do Fallet, do Vidigal, do Alemão, do Batan e do Morro Prazeres.

O evento termina no próximo dia 27.

Edição: Andréa Quintiere