Itamaraty: transferência de funcionários para Beirute não significa fechamento de embaixada na Síria

20/07/2012 - 12h41

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores informou hoje (20), por meio de nota, que a transferência dos funcionários da Embaixada do Brasil em Damasco, na capital síria, para Beirute, no Líbano – país vizinho – é temporária. A medida não implica o fechamento da representação brasileira em Damasco, que continuará a prestar apoio aos cidadãos brasileiros na Síria, ao contrário das primeiras informações que chegaram ao Brasil.

Os funcionários já estão no Líbano desde a manhã de hoje. Porém, Salim Joseph Sayegh permanecerá em Damasco como contato com o Consulado Geral em Beirute e com a Embaixada do Brasil em Amã, na Jordânia. O apoio consular na capital síria poderá ser obtido pelos números (963-11) 612-4551/4552/4557.

A medida foi definida na quarta-feira (18) em reuniões em Brasília, coordenadas pelo Palácio do Planalto em parceria com os ministérios das Relações Exteriores, Itamaraty, e da Defesa. O governo brasileiro aguardou o alerta do embaixador do Brasil em Damasco, Edgard Casciano, para determinar o fechamento temporário da representação na capital síria, a retirada dos funcionários e o atendimento das demandas em Beirute, no Líbano.

Os conflitos entre os rebeldes sírios contrários ao governo do presidente Bashar Al Assad e as forças de segurança do país têm se agravado nos últimos dias. Em um único dia mais de 300 pessoas morreram, incluindo o chefe da Segurança Nacional, Hicham Ikhtiar. Os ministros da Defesa, Daoud Rajha, e do Interior, Assef Shawkat, cunhado do presidente sírio, Bashar Al Assad, também morreram. Os três morreram quando um homem-bomba provocou uma explosão no centro de Damasco.

De acordo com a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos, mais de 16 mil pessoas morreram nos conflitos, que já duram mais de um ano e meio.

Edição: Talita Cavalcante