Embaixada em Damasco mantém alguns serviços de apoio aos brasileiros na Síria

20/07/2012 - 14h59

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mesmo com a transferência de parte das atividades da Embaixada do Brasil na Síria para Beirute, no Líbano, e Amã, na Jordânia, alguns serviços continuam sendo prestados na representação brasileira em Damasco, a capital síria. Entre esses, estão o fornecimento de informações e de apoio.

Por determinação do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, apenas funcionários locais permanecerão na embaixada. Caberá a eles garantir a continuidade dos serviços e manter o trânsito de informação entre os brasileiros na Síria e o corpo diplomático transferido para os países vizinhos.

O governo do Brasil optou por não fechar a Embaixada do Brasil para garantir apoio para os brasileiros que moram em cidades sírias. A estimativa é que cerca de 3 mil brasileiros, com dupla nacionalidade, morem na Síria.

“Um funcionário [sírio que já trabalhavam na embaixada antes da eclosão da crise] irá responder por eventuais pedidos de apoio consular e fará a ligação com o consulado em Beirute e com a embaixada em Amã”, disse o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Na manhã de hoje o embaixador do Brasil na Síria, Edgard Casciano, e os diplomatas brasileiros chegaram a Beirute, no Líbano. O embaixador e os diplomatas ficarão no país até que as ameaças e riscos sejam dirimidos na Síria, de acordo com a avaliação das autoridades brasileiras.

“A medida não implica o fechamento da representação brasileira em Damasco, que continuará a prestar apoio aos cidadãos brasileiros na Síria”, ressalta nota do Itamaraty. Na embaixada brasileira em Damasco, o responsável será o funcionário sírio Salim Joseph Sayegh.

Os interessados em obter informação poderão acionar a embaixada pelos telefones  (963-11) 612-4551/4552/4557. Em Beirute, o telefone para contato é 961 1 49-0401/0402/0403, enquanto o da Embaixada em Amã é 962 6 592 3941/3942.

Edição: Davi Oliveira