Chuva em julho surpreende brasilienses

18/07/2012 - 12h09

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A chuva na capital federal nos últimos dois dias surpreendeu os brasilienses, que já esperavam o início da rigorosa seca neste período do ano. A supervisora de eventos Sandra Santos, 26 anos, contou ter levado um susto ao perceber as gotas na janela da casa onde mora.

“Não é normal chover nesta época, mas acho muito bom porque reduz a poeira e os poluentes do trânsito. Para quem tem problema respiratório, como bronquite, dá uma aliviada. A pele também fica bem mais hidratada”, destacou.

Leonardo Almeida, 32 anos, é comerciante e mora em Brasília há dez anos. “Nesta época, era para estar frio e não chovendo, mas chuva é sempre bom e faz bem para a gente”, disse. Para ele, uma das explicações para a chuva atípica podem ser as mudanças climáticas provocadas, sobretudo, pela poluição e pelo desmatamento.

O motorista Carlos Costa Rodrigues, 34 anos, gostou da chuvinha que caiu nas últimas segunda-feira e terça-feira. “É bom para abaixar a poeira, porque está muito seco. Se essa chuva continuar, vai ser muito bom para molhar ainda mais a terra”, contou.

A previsão para hoje (18) na capital federal, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de mais chuva isolada. O céu deve ficar encoberto a nublado. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 90%.

A meteorologista Morgana Almeida explicou que a chuva em julho não é considerada atípica, mas ressaltou que o fenômeno não acontecia desde 2006. “Não é tão comum, mas também não é raro. A chuva aconteceu devido à formação de áreas de instabilidade entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Embora esteja longe, isso tudo contribuiu”, disse.

Edição: Carolina Pimentel