Atentado do Talebã explode 22 caminhões-tanque da Otan no Afeganistão

18/07/2012 - 13h38

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No Norte do Afeganistão, 22 caminhões-tanque explodiram na manhã de hoje (18) devido a uma bomba plantada pelo grupo terrorista Talebã, segundo informações preliminares. Os caminhões-tanque vinham do Uzbequistão com carregamentos para as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que atuam no Afeganistão, quando foram atingidos.

Policiais disseram que não havia muitas pessoas próximas ao local onde os caminhões estavam estacionados, o que evitou um desastre ainda maior. A Otan usa rotas de suprimento a partir da Ásia Central desde novembro, quando o Paquistão fechou as estradas que eram usadas para esta finalidade após um ataque aéreo norte-americano, que matou 24 soldados paquistaneses.

Apesar de o governo paquistanês ter aberto as vias de acesso no início deste mês, o trânsito dos veículos ainda não voltou ao normal. Ataques a caminhões-tanque ocidentais nas estradas paquistanesas têm sido frequentes nos últimos anos, mas até agora atentados semelhantes em solo afegão eram raros.


*Com informações da BBC Brasil    //  Edição: Lílian Beraldo