Líderes de países de língua portuguesa se reúnem para discutir combate à fome e à pobreza

16/07/2012 - 12h16

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília –  Os representantes dos oito países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) discutirão a partir de amanhã (17) propostas para a erradicação da fome e da pobreza nas regiões. O objetivo, segundo o ministro da Agricultura de Moçambique, Daniel Clemente, é definir a coordenação de esforços e o estabelecimento de um quadro político-estratégico de segurança alimentar e nutricional.

As discussões ocorrem na 9ª Conferência dos Chefes de Estado e Governo da CPLP, em Maputo, Moçambique. O Brasil será representado pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Integram a CPLP Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, São Tomé e Príncipe. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil, Tereza Campello, disse em junho à Agência Brasil que os programas de transferência de renda brasileiros são tomados como exemplos por vários países.

Na abertura do encontro dos especialistas hoje o ministro da Agricultura de Moçambique, Daniel Clemente, defendeu a ação conjunta. "A coordenação de esforços no espaço da CPLP é uma necessidade para a erradicação da fome e pobreza, para responder à expectativa de uma comunidade de países com um capital humano saudável e ativo", disse.

A representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Bárbara Ekwal, elogiou os esforços da CPLP em combater a fome a pobreza. "A CPLP é precursora na integração do direito humano à alimentação adequada na sua Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional, mas deve agora passar à materialização desse objetivo", disse.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa  //  Edição: Lílian Beraldo