Movimentos civis protestam em São Paulo contra assassinatos de jovens negros

11/07/2012 - 21h53

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Dezenas de movimentos sociais protestaram hoje (11) no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) pelo fim da violência policial contra a juventude pobre e negra. No ato, que teve a participação de mais de 100 pessoas, foram acesas velas em homenagem aos jovens mortos.

“Estamos manifestando pontualmente pelas mortes [de jovens negros] que ocorrem em São Paulo, que estão aumentando. Mas o protesto é, de forma geral, contra o genocídio da população negra no Brasil”, disse Wilson Honório da Silva, do movimento Quilombo Raça e Classe.

Também participaram do ato, entre outros, os movimentos Levante Popular da Juventude, o Mães de Maio, o Movimento Negro Unificado, o Núcleo de Consciência Negra da Universidade de São Paulo (USP), o Tortura Nunca Mais e o Uneafro.

“Enquanto a gente não desmontar as estruturas militares repressivas punitivas, que continuam vigorando desde a época da ditadura civil militar, enquanto não houver um processo de julgamento, de Justiça, as mortes da juventude negra e pobre tende a continuar”, destacou Danilo Dara, do movimento Mães de Maio.


Edição: Rivadavia Severo