Depois de incêndios, Crea e bombeiros vão vistoriar prédios comerciais e públicos no Rio

09/07/2012 - 18h16

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea), junto com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual, vai vistoriar prédios comerciais antigos na cidade para avaliar as condições de segurança contra incêndios e estocagem de produtos, disse o vice-presidente do Crea, Jaques Sherique, em entrevista à Agência Brasil.

Jaques Sherique explicou que a inspeção foi motivada pelos dois graves incêndios que ocorreram na semana passada. Um deles atingiu o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), na zona norte da capital, na quarta-feira passada (4) e deixou uma pessoa morta. O segundo ocorreu na última sexta-feira (6) em uma loja de artigos de festa, em Copacabana, na zona sul.

Ele ressaltou que uma comissão vai definir a data para o início das inspeções. "Estamos remontando esse trabalho que sempre fizemos. Agora não temos uma programação definida porque depende de outros órgãos públicos. O Crea funciona como parceiro dando suporte nos aspectos de avaliação das condições de segurança de risco das instalações", disse.

Ainda segundo Sherique, cerca de 10% das denúncias recebidas pelo órgão tratam de problemas em obras e reparos em prédios, incluindo os públicos. "Nós vamos também incluir nessa força-tarefa a fiscalização de estabelecimentos públicos. Uma das principais queixas é que esses estabelecimentos estão há algum tempo sem fiscalização e, como recebem uma quantidade de público muito elevada, é importante que se possa avaliar essas condições para propor e sugerir melhorias", afirmou.

O vice-presidente do conselho informou que a vistoria vai servir para indicar o local mais adequado para cada setor dentro de um edifício. Segundo Sherique, o almoxarifado do Hospital Pedro Ernesto, setor onde começou o incêndio, estava em local inapropriado, por exemplo.

"No caso do Hospital Pedro Ernesto, o almoxarifado estava em uma área inadequada. O ideal é que se construa em uma área isolada para, em caso de qualquer eventualidade, não interferir na operação da unidade. Porém, nunca no interior de um hospital", completou.

O Hospital Universitário Pedro Ernesto informou que está apurando a denúncia do Crea de que o almoxarifado estaria em local inadequado.

Das sete crianças transferidas do hospital para outras unidades por causa do incêndio, quatro são bebês e apenas uma teve alta. Uma das crianças deve retornar ao hospital até amanhã e duas ainda não têm previsão de alta.

Oito adultos, também levados a outras unidades de saúde, continuam internados. De acordo com o hospital, apenas o setor de Hemodiálise continua parado. As seis enfermarias interditadas pela Defesa Civil no dia do incêndio foram liberadas hoje, mas ainda vão passar por limpeza.

Edição: Carolina Pimentel