Partido do primeiro-ministro lidera eleições no Timor Leste

08/07/2012 - 12h27
 

Das agências BBC Brasil e Lusa

Brasília – Resultados preliminares das eleições do Timor Leste mostram o partido do primeiro-ministro Xanana Gusmão com a maioria dos votos. O Conselho Nacional da Resistência Timorense já tem cerca de 37% dos votos e deverá precisar do apoio de outros partidos de sua coalizão para se manter no poder.

Até o momento, os resultados indicam que o principal partido opositor, a Frente Revolucionária do Timor Leste independente (Fretilin), deve chegar a cerca de 30% dos votos.

Em nota à imprensa, a missão de observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) disse  hoje que as eleições legislativas foram livres, justas e transparentes. "Isso constitui motivo de satisfação e reforça a credibilidade e coesão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa", afirmou o chefe da missão, o brasileiro Carlos Alves Moura.

Xanana Gusmão, de 66 anos, foi um dos líderes do movimento de resistência timorense ao domínio indonésio e o primeiro presidente eleito do país após a independência, em 2002. Desde então, o país sofre de instabilidade política e pobreza, apesar de dispor de reservas de petróleo e gás.

Forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) estão no Timor Leste desde 2006, após a ocorrência de conflitos e tumultos em todo o país. A ONU anunciou que retiraria seus soldados do Timor até o fim do ano, caso as eleições ocorressem sem maiores problemas. Em abril, a eleição presidencial foi realizada sem problemas. O vitorioso foi o ex-guerrilheiro José Maria de Vasconcelos, conhecido como Taur Matan.

Xanana Gusmão ocupa o cargo de primeiro-ministro desde 2007.

Matéria ampliada às 11h35