Número de mortos em inundações na Rússia passa de 170

08/07/2012 - 17h36

Das agências Lusa e BBC Brasil

Brasília – O Ministério do Interior da Rússia informou neste domingo (8) que subiu para 171 o número de vítimas das cheias provocadas pelas chuvas torrenciais de sexta-feira e sábado (6 e 7) no Sul do país.As cheias destruíram mais de 5 mil habitações e desalojaram mais de 12 mil pessoas. Testemunhas dizem que muitas das vítimas estavam dormindo e foram surpreendidas pela enchentes.

O presidente russo, Vladimir Putin, que sobrevoou a região helicóptero exigiu uma investigação para saber se foram adotadas medidas suficientes para impedir as mortes na região de Krasnodar, no Sul do país, que foi atingida por fortes enchentes. Segundo as previsões, pode haver queda de granizo e voltar a choveir forte na região.

Mikhail Saakachvili, presidente da Geórgia, país vizinho, que também sofre com as cheias, mas que não mantém relações diplomáticas com a Rússia desde 2008, anunciou que está pronto a enviar equipes de salvamento e ajuda humanitária, se o governo local autorizar a entrada em seu território.