Primeiro dia de propaganda eleitoral é marcado pela ausência de campanha no Entorno do DF

06/07/2012 - 21h18

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador ainda não começou nas cidades do Entorno do Distrito Federal. Conforme previsto na Lei das Eleições, a partir de hoje (6) está liberada a realização de comícios, uso de alto-falantes e amplificadores de som nas sedes ou em veículos, distribuição de santinhos, faixas, cartazes e também propaganda na internet.

Nas cidades de Valparaíso de Goiás e Luiziânia, a data foi marcada pela falta de informação da população e em nenhum dos municípios foi encontrado qualquer referência às eleições deste ano. O comerciante Antônio Ferreira, de Valparaíso, afirmou que até o momento não há sinais de campanha eleitoral na cidade. “Ainda não ouvi falar de eleições aqui. Não sei nem quem são os candidatos a prefeito e vereador”, disse Ferreira.

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, as duas cidades têm juntas 178.401 eleitores. Valparaíso terá eleições para prefeito, vice-prefeito e 11 vereadores. Em Luziânia, além das eleições para prefeitura, a cidade elege 13 vereadores.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão tem início dia 21 de agosto e vai até 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno de votações. Nas localidades em que houver segundo turno, o pleito será realizado no dia 28 de outubro.

A partir de amanhã (7), estará proibida a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos e também é proibido que candidatos compareçam a inaugurações de obras públicas.

Edição: Fábio Massalli