Mendes Ribeiro diz que o cooperativismo agrícola terá todo o investimento necessário

06/07/2012 - 20h04

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Brasil convive com previsão de mais uma safra agrícola recorde, mas o governo mantém toda atenção no setor com vistas a aumentar sempre mais a produção do campo, de acordo com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, ao participar hoje (6) de solenidade comemorativa do Dia Internacional do Cooperativismo, no Senado.

Deputado federal (PMDB-RS) licenciado, ex-integrante da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo, Mendes Ribeiro disse que “o Brasil não deixará de investir na agricultura e no cooperativismo”, pois o país precisa avançar em várias áreas. E uma delas, segundo ele, é o sistema de irrigação, no qual muito pode ser feito em parceria com as cooperativas.

O ato solene teve a participação de deputados e senadores, além de representantes do cooperativismo e do diretor de Assuntos Especiais do Banco Central (BC), Luiz Edson Feltrim, convidado especial para a comemoração por haver pautado sua atuação no BC “muito em prol do cooperativismo de crédito”, destacou o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes Freitas.

Em rápido discurso, Feltrim disse que o cooperativismo de crédito tem importância fundamental na capilaridade do sistema financeiro, em razão da atuação das cooperativas em todo o país. Essa presença forte no interior, principalmente, aumenta a concorrência na prestação de serviços das instituições financeiras, além de o sistema gerar também emprego e renda, acrescentou.

O presidente da OCB lembrou que o sistema cooperativo mobiliza atualmente 10 milhões de associados e suas famílias – o que dá aproximadamente 33 milhões de brasileiros - graças à atuação de 6.586 cooperativas em 13 segmentos da economia. E o setor continua em franco desenvolvimento, disse ele, porque “o cooperativismo encontrou campo fértil no país”, começando pela Região Sul, mas hoje se espraia por todo o território nacional.

Entusiasta do setor, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que a Organização das Nações Unidas (ONU) designou 2012 como Ano Internacional do Cooperativismo “com justa razão, porque o sistema cooperativo contribui de forma decisiva para a redução da pobreza e a integração social”. Em especial porque, segundo ela, exige gestão democrática e está ligado, principalmente, à agricultura familiar, disseminando extensão rural e práticas sustentáveis.

 

Edição: Aécio Amado