STF calcula prejuízo de R$ 35 mil após acidente envolvendo caças da FAB

02/07/2012 - 19h52

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) calculou hoje (2) prejuízo de R$ 35 mil com o acidente ocorrido ontem (1º) envolvendo dois caças Mirage da Força Aérea Brasileira (FAB). Os aviões faziam demonstrações com voos rasantes durante a troca da Bandeira Nacional e provocaram uma onda de choque nos vidros do STF, que fica ao lado do pavilhão na Praça dos Três Poderes.

Segundo o STF, 65 vidros grandes e vários pequenos quebraram após a manobra, totalizando 320 metros quadrados. Os reparos vão começar a partir desta terça-feira (2), realizados pela empresa que já presta serviço de manutenção para o STF e devem ser concluídos entre dez e 15 dias. A FAB irá arcar com as despesas.

O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, está despachando em seu gabinete no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), orgão que também preside. O gabinete da Presidência do STF, situado no terceiro e último andar do prédio principal da Suprema Corte, ficou bastante danificado após o acidente.

O STF entrou em recesso na última sexta-feira (29) e, por isso, o dia a dia da Corte não deve ficar tão comprometido com a reposição dos vidros. O prédio do STF é considerado uma das obras-primas do arquiteto Oscar Niemeyer. Como todas as construções que formam a Praça dos Três Poderes, integra a lista de itens que fazem de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1987.

Edição: Fábio Massalli