Presidente eleito do México promete resultados imediatos no combate ao narcotráfico

02/07/2012 - 21h10

Da Telam

Brasília – O presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, disse que sua política de segurança vai se basear no “combate eficaz” ao narcotráfico e vai procurar obter resultados “quase imediatos”.
"Vamos ao combate eficaz contra os chefes dos cartéis, mas, também, evidentemente, a uma reformulação que permita diminuir a violência e alcançar respaldo social”, declarou.

Peña Nieto ganhou a eleição presidencial como candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI) com mais de 37% dos votos, segundo as agências de notícias Notimex.

Ele reconheceu a dificuldade para se combater a violência generalizada provocada pelo crime organizado, que, nos últimos seis anos, resultou em mais de 50 mil mortes. Mas defendeu que a estratégia de seu governo é “apresentar baixa dos índices de criminalidade quase imediata”.

Para ele, é necessário “maior uso de inteligência e uma maior colaboração entre as entidades e órgãos encarregados da cooperação com os Estados Unidos, para realmente dar golpes certeiros”.

Peña Nieto disse que o maior efeito social da política anticrime está na redução dos assassinatos, sequestros e extorsões, “ônus carregado pelos mexicanos”.

O presidente eleito, que assumirá o cargo em 1º de dezembro, ressaltou que a prioridade em seus seis anos de governo será avançar as reformas fiscal, energética, trabalhista e o sistema de seguridade social, temas para os quais convocará “um grupo de especialistas em políticas públicas” para elaborar as iniciativas a serem enviadas ao Congresso.