Nível de atividade da construção civil cai pela sétima vez nos últimos 12 meses, diz CNI

29/06/2012 - 17h39

Da Agência Brasil

Brasília – O nível de atividade da construção civil ficou menor em maio, de acordo com dados divulgados hoje (29), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador caiu para 48,9 pontos no mês passado, diante dos 50,6 pontos verificados em abril. No mesmo período de 2011, o indicador estava em 51,9 pontos.

Esta foi a sétima queda registrada nos últimos 12 meses, segundo a CNI. A entidade destacou que a retração atingiu todos os portes de empresas e os três segmentos pesquisados: construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados.

O resultado acende um sinal de alerta para o setor, visto que as empresas operaram abaixo do usual para o mês. A utilização da capacidade de operação (UCO), que mede o volume de recursos, mão de obra e maquinário utilizados pelas empresas, também apresentou leve queda, saindo de 72% em abril para 71% no mês passado.

Em comunicado, a entidade destaca que os resultados “tiveram uma queda expressiva e acendem um sinal amarelo neste momento do ano. O setor está com a atividade desaquecida”. A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 18 de junho com 485 empresas, sendo 121 de grande porte, 197 médias e 167 pequenas.

O emprego no setor industrial manteve-se estável em maio na comparação com o mês anterior. O indicador ficou em 50,1 pontos. “O último indicador a ter variação para baixo, normalmente, é o do emprego. O empresário segura o quanto dá antes de demitir, para se certificar de que é, realmente, a única saída, uma vez que demissões implicam custos elevados”, informou o documento.

Edição: Lana Cristina