Executivo divulga remuneração de servidores no Portal da Transparência

27/06/2012 - 22h15

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

O Poder Executivo divulgou hoje (27) as remunerações dos servidores públicos federais civis ativos. A publicação dos valores cumpre determinação da Lei de Acesso à Informação Pública. As informações podem ser acessadas no Portal da Transparência do governo federal.

O prazo final para a primeira divulgação das remunerações referentes aos servidores públicos federais é 30 de junho. Todos os órgãos e entidades deverão colocar em seus sítios na internet mecanismo de redirecionamento para a área do portal onde as informações estiverem publicadas. As atualizações serão enviadas à Controladoria Geral da União (CGU) até o décimo dia útil de cada mês e publicadas na internet até o último dia.

As informações já disponibilizadas têm como referência o mês de maio passado e foram retiradas do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) do Ministério do Planejamento. As verbas indenizatórias (auxílios, adicionais e indenizações) só serão divulgadas a partir de 31 de agosto. Não estão disponíveis dados sobre servidores aposentados, pensionistas ou instituidores de pensão, nem sobre servidores dos outros Poderes da União.

O Supremo Tribunal Federal também anunciou que vai divulgar os salários e vantagens recebidos pelos ministros e os servidores da Corte.

Edição: Fábio Massalli