Mais de meio milhão de estudantes já se inscreveram no Sisu; prazo termina hoje

22/06/2012 - 17h30

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Mais de meio milhão de candidatos já se inscreveram para disputar uma das 30.548 vagas em instituições públicas de ensino superior disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo de inscrições termina hoje (22) às 23h59. Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Os interessados devem se inscrever pelo site do programa.

Até as 12h de hoje, havia 585.105 inscritos. No total, o sistema registrou 1.131.767 inscrições, já que cada participante pode escolher até duas opções de cursos, elegendo a sua prioridade. As vagas serão disputadas a partir da nota dos candidatos no Enem.

O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 para unificar a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Enem. Desta edição participam 21 universidades federais, 27 institutos federais de educação profissional e oito instituições de ensino estaduais.

Os estados que receberam o maior número de inscrições até a manhã de hoje são o Rio de Janeiro (227 mil), Minas Gerais (150 mil) e o Ceará (143 mil). As instituições cariocas têm a maior oferta de vagas nesta edição do Sisu: 7.495.

A lista dos aprovados será divulgada segunda-feira (25). Os selecionados terão entre os dias 29 de junho e 9 de julho para efetuar a matrículas nas instituições onde foram aprovados. Com a greve de professores e servidores das universidades federais, o período, que antes era de apenas dois dias úteis, foi ampliado para que os alunos tenham mais tempo e não corram o risco de perder a vaga.

Uma segunda chamada está prevista para 13 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher vagas remanescentes. O candidato interessado em participar da lista de espera deverá fazer essa opção no próprio site do Sisu entre os dias 13 e 19 de julho.

Edição: Juliana Andrade