Ban Ki-moon elogia compromissos assumidos pela iniciativa privada e governos na Rio+20

20/06/2012 - 15h38

Thais Leitão e Flávia Villela
Repórteres da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Embora tenha avaliado como pouco ambicioso o documento que será assinado pelos líderes mundiais ao fim da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, elogiou os diversos compromissos que estão sendo assumidos pela iniciativa privada e pelos governos durante o encontro.

Dentre eles, Ban Ki-moon citou o investimento prometido por empresários, no valor de US$ 50 bilhões de dólares até 2030, em ações para garantir acesso à energia a mais de 1 bilhão de pessoas, duplicar a eficiência energética e dobrar a quantidade de fontes da energia renovável.

“Mais de 100 organizações estão expressando seu apoio às ações de energia sustentável para todos, e mais de 50 governos estão engajados nessa iniciativa e trabalhando para desenvolver planos e programas de energia. Isso mostra o poder das parcerias para transformações e mudanças. Os resultados dessa conferência representam muito mais do que um documento”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, em entrevista concedida hoje (20), no Riocentro, zona oeste do Rio.

Na manhã desta quarta-feira, oito bancos multilaterais de desenvolvimento anunciaram o compromisso de investir mais de US$ 175 bilhões, até 2020, para desenvolver meios sustentáveis de transporte em países em desenvolvimento. Mais 18 acordos na área de transporte sustentável e público foram acertados até o momento, de acordo com os organizadores da conferência.

De acordo com a ONU, centenas de compromissos para um futuro mais sustentável foram fechados durante o evento e serão anunciados na próxima sexta-feira (22), ao fim da conferência. Entre eles, 38 envolvendo o setor privado e 40 com a participação de universidades.

Acompanhe a cobertura multimídia a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Edição: Lana Cristina