Texto final da Rio+20 deve trazer declaração “incisiva” sobre a pobreza, diz Izabella Teixeira

16/06/2012 - 18h48

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje (16) que o texto final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) deverá trazer uma declaração “muito incisiva” em relação à pobreza. O Brasil assumiu hoje a presidência da Conferência e, com isso, lidera as negociações em torno do texto.

“Vem certamente uma declaração muito incisiva em relação à pobreza e ao desenvolvimento sustentável. Esse é um ponto central. Todos os países estão debatendo isso, porque enxergam que [sem isso] é impossível você avançar na agenda do desenvolvimento sustentável, até resgatando o princípio da Declaração do Rio, que é o homem no centro do desenvolvimento sustentável”, disse a ministra.

Izabella Teixeira disse que o texto final da conferência também deve trazer avanços em questões como a preservação da biodiversidade. “Estamos seguindo com a negociação. Agora é assim, entra um texto, amanhã tem outro. Até terça-feira vai ser assim.” Ela disse ainda que o Brasil não aceitará retrocessos em relação aos avanços da Rio92.

Já a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse estar confiante de que a proposta de criação de um Piso de Proteção Socioambiental Global será um dos compromissos da Rio+20. A iniciativa é uma proposta do governo brasileiro, que prevê a garantia de renda mínima à população mais pobre, atrelada à preservação ambiental.

“Tenho uma expectativa muito boa e acreditamos, sim, que a ideia de ter um piso de proteção e de juntar a superação da pobreza e a preservação do meio ambiente seja um dos elementos fortes do documento final da Rio+20”, disse Tereza Campello antes da inauguração da Arena Socioambiental, um espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil, na Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, que acontece no Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade.

Edição: Andréa Quintiere

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.