Exposição fotográfica na Cinelândia mostra a Terra vista de cima

16/06/2012 - 19h21

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Quem passar até o próximo dia 24 pela Cinelândia, tradicional praça de comícios políticos, no centro da cidade, poderá sentir, literalmente, o mundo a seus pés. É só tirar os sapatos e pisar em um tablado onde a Terra está em forma de um planisfério. A experiência faz parte da exposição A Terra Vista do Céu, idealizada pelo francês Yann Arthus-Bertrand, com apoio do Ministério da Cultura, da Embaixada da França no Brasil e da prefeitura do Rio.

“A sensação é que a Terra é quentinha e aconchegante”, disse a estudante Joana Ribeiro, de 12 anos, ao pisar no que chamou de tatame (esteira na qual se praticam artes marciais orientais). “É muito legal pisar nos continentes e ver o que aprendi na escola. A África é mesmo mais quente”, brincou.

A exposição, que contém 90 fotos da Terra vista de cima, está na Cinelândia desde abril, mas, com o início da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que trouxe para a cidade milhares de pessoas de todo mundo, a visitação aumentou neste fim de semana. Além das fotos, os visitantes podem entrar em uma tenda e assistir a um vídeo de uma hora e meia com informações sobre o planeta Terra.

Com câmeras fotográficas, dois casais de ambientalistas japoneses que vieram ao Rio para participar dos debates na Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, consideraram a exposição de fotos do planeta Terra uma oportunidade para despertar a consciência das pessoas para a necessidade de cuidar do meio ambiente.

“Viemos do outro lado do mundo para ver e dar nossa opinião sobre o que o homem está fazendo para cuidar da Terra. Com certeza vamos levar boas imagens, pois o Rio de Janeiro parece estará no caminho certo da sustentabilidade”, disse Yuri Nitahara.
 

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Edição: Nádia Franco