Decisão de Dilma de debater economia verde no G20 não vai esvaziar Rio+20, diz Gilberto Carvalho

16/06/2012 - 16h07

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse hoje (16) que a decisão da presidenta Dilma Rousseff, de debater economia verde durante a reunião do G20 (que reúne as maiores economias do mundo), no México, não vai esvaziar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Segundo ele, o objetivo da presidenta é levar as discussões da conferência para os chefes de Estado e de Governo que não estarão presentes no Rio de Janeiro.

“A presidenta não quer transferir para o G20 aquilo que vai ser resolvido aqui. O natural é que a presidenta, ao se encontrar com mais chefes de Estado que não estarão aqui, possa levar algumas das questões que são problemas aqui. O foco é aqui. O espaço de decisão é aqui. Não se trata de esvaziar a Rio+20”, disse.

A presidenta Dilma Rousseff viaja no domingo (17) para Los Cabos, no México, onde ocorre a Cúpula do G20. Dilma deve se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, além do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron. Obama, Merkel e Cameron são as principais ausências na Rio+20, cuja previsão é reunir 115 chefes de Estado e de Governo, de 20 a 22 de junho.

O secretário executivo da delegação do Brasil na Rio+20, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, reiterou ontem (15) que a presidenta vai a Los Cabos com um relato completo sobre as negociações em curso no Rio de Janeiro. A ideia é apresentar aos líderes políticos um documento final com o mínimo de controvérsias, embora as divergências, neste momento, ainda dominem os debates.

Edição: Andréa Quintiere

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.