Situação na Síria se deteriora e ONU já fala em guerra civil

12/06/2012 - 23h12

Da BBC Brasil


Brasília - A deterioração da crise na Síria levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a dizer hoje (12) que o país está em um estado de guerra civil e que o governo sírio já perdeu o controle de grandes áreas em algumas cidades para os rebeldes.

"O que está acontecendo claramente é que o governo da Síria perdeu algumas grandes áreas de território, várias cidades para a oposição, e quer retomar o controle", disse o subsecretário-geral de Operações de Paz da ONU, Hervé Ladsous.

Esta é a primeira vez que a ONU manifesta formalmente esse tipo de opinião sobre a situação na Síria.

Os comentários foram feitos no mesmo dia em que monitores enviados pelas Nações Unidas à Síria foram atacados ao tentar chegar à cidade de Haffa, sitiada por tropas do governo. Segundo Ladsous, o ataque foi deliberado.

A ONU diz que, após uma tentativa frustrada de chegar à cidade na ontem (11), hoje os monitores receberam permissão das forças do governo para passar pelo último posto de controle, na entrada da cidade.

No entanto, segundo a ONU, os monitores avaliaram a situação como pouco segura e desistido. Quando deixavam a entrada da cidade, foram atacados com pedras e barras de metal jogadas contra eles por uma "multidão enfurecida". Logo em seguida, homens armados não identificados abriram fogo. Nenhum monitor ficou ferido.